Thursday, March 02, 2006

A Gripe das Aves!

Tanto se fala da Gripe das Aves que tenho que partilhar com vocês aquilo que sei!
A gripe das aves não é nada mais, nada menos, que uma grande conspiração perpetrada pelos produtores de carne de vaca e carne de porco.
Vejamos, há algum tempo atrás, surgiu a doença das vacas loucas, após muita investigação jornalística, conseguiram descobrir um ou dois casos, ainda que pouco comprovados ou esclarecidos, da doença em seres humanos (salvo erro um em Inglaterra e outro, não sei se chegou a acontecer, em Portugal).
Depois houve a chamada febre aftosa, perigosíssima mas não deu para perceber que implicação teve na saúde humana ou que casos concretos surgiram. Pelo meio ainda se falou nos peixes com excesso de mercúrio (esta não pegou muito, provavelmente o lobi dos mariscos tem muito poder)!
Ora naturalmente que estes nossos amigos produtores de carne Bovina e Suína, também têm poder para comprar a comunicação social e fazer aumentar o consumo do seu produto, é só pegar numa doença que já existe há muitos anos, alarmar a população através da comunicação social, divulgar alguns casos da doença em humanos em sítios recônditos da Ásia com condições de higiene muito duvidosas, juntar-lhe um gato morto na Alemanha, contabilizar praticamente todas as aves que já morreram este Inverno pelo hemisfério norte, desde o mais pequeno pardal até ao cisne e a coisa fica afinada, criam-se directivas, restringe-se o consumo aplica-se multas e matam-se produções a eito ficando o povo na obrigação moral (pelo sim pelo não é melhor acreditar no que os gajos dizem) de evitar o contacto com as desgraçadas aves.
Ora apesar de nos dizerem que o consumo não faz mal, todos ficamos com um pé atrás e entre uma espetadinha de peru ou uma de porco optamos pelo porquito que ao que parece agora já é são!
Faz-me lembrar as grandes campanhas do Ministério da Saúde quando há excesso de produção de leite no país “beba leite, leite é juventude”!

3 comments:

Unknown said...

Uma vez que Mangualde já tem muita gente ligada através da Bloggosfera, resolvi lançar mais um desafio comestível, para conhecermos as caras por trás dos secret names e trocar algumas impressões também ao nível da oratória.

Dia 01 de Abril, não é mentira é Sábado, pelas 19h00, mais coisa menos coisa, uma grande jantarada no restaurante Bom Sucesso – Chãs de Tavares.
A sugestão para a ementa é Rojões com umas batatas aferventadas acompanhadas de uns belos trêplos ou grelos, e enchidos regionais. De entradas umas petisqueiras e um bom tinto (o tinto entra e continua até á saída) e de saída um karaoke e um caldo verde (em honra a o GreenSky).

Neoarqueo said...

A gripe das Aves, essa já evitou que este ano fosse em Abril à Turquia, esse é que é essa e escreveu os Maias. Resta-me agora ir em Junho a Madrid (dizem que por lá a gripe não pega). Mas pelo sim pelo não aproveito e como uns pata negra, sempre é melhor que umas coxinhas de penosa...

mafarrico said...

Eu por acaso até acho que não é nada disso.
É um estratagema montado pela silenciosa maioria dos milhões de benfiquistas no estrangeiro, que, pelo sim pelo não, na iminência de ver o campeonato ir pró inferno já estão a preparar uma gripe monumental.
Desculpas!