Friday, July 13, 2007

O Bicho Papão


Voltei passado tanto tempo sem cá por os pezinhos, mas posso vos garantir que não fui censurado!
Passei cá hoje para colocar uma “colagem” de um texto que recebi no meu correio electrónico de alguém não identificado mas que retrata perfeitamente aquilo que me vai na alma!
Por isso Sr. 1º Ministro cumpra com os meus direitos que eu nunca lhe falhei com os meus deveres ainda que não concorde com eles ou que dêem cabo do meu défice familiar.
Então ai vai:
“Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado, emuito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social. O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a SegurançaSocial. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros. Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 21 eurospara si.Em resumo:Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55. Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 21. Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.
Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.Eu pago e acho muito bem, portanto exijo: um sistema de ensino que garantacultura, civismo e futuro emprego para os meus filhos. Serviços de saúde exemplares. Um hospital bem equipado a menos de 20 km da minha casa, Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país, Auto-estradas sem portagens. Pontes que não caiam. Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano. Uma maquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos. Eu pago, e por isso quero ter, quando chegar, a reforma garantida e jardinspúblicos e espaços verdes bem tratados e seguros. Polícia eficiente e equipada. Os monumentos do meu país bem conservados e abertos ao publico, uma orquestra sinfónica. Filmes criados em Portugal. E, no mínimo, que não haja um Único caso de fome e miséria nesta terra. Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em Portugal garantem aoEstado 100 euros de receita. Portanto, Sr. Primeiro-ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto. Um português contribuinte."

No comments: