
Vou deixar aqui um artigo pela primeira vez, como tal não vai ser sobre uma grande conspiração, mas outros se seguirão…
Alguém tem ideia de quantas pessoas morreram vítimas da gripe das aves desde que foi descoberto o h5n1 há nove anos no Vietname? 105 segundo o site da OMS.
Existem dois medicamentos potencialmente eficazes nos síndromes gripais, são eles o Tamiflu e o Relenza cujas característicos retirei dos próprios rcm’s
Tamiflu® - Oseltamivir - Roche
Indicações terapêuticas
“Tratamento da gripe em adultos e crianças com idade igual ou superior a 1 ano, que apresentem sintomas típicos de gripe, durante um surto de vírus da gripe. Foi demonstrada a eficácia quando o tratamento é iniciado nos dois dias seguintes à primeira manifestação dos sintomas. Esta indicação é baseada em estudos clínicos de gripe adquirida naturalmente, em que a infecção predominante foi causada por vírus influenza A.
Profilaxia após exposição, em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 13 anos, depois de um contacto com um caso de gripe diagnosticado clinicamente, durante um surto de vírus da gripe.”
Relenza® - Zanamivir – Glaxo SmithKline
Indicações terapêuticas
“Indicado no tratamento da infecção pelo vírus Influenza tipo A e B em adultos e adolescentes (≥ 12 anos), que apresentem sintomas típicos da infecção, quando se verificarem casos de gripe na comunidade.”
Sendo os dois medicamentos muito idênticos, porque será que o Tamiflu passou de vendas de 254 milhões no ano 2004 a mais de 1.000 milhões em 2005 e as do Relenza (que até é mais barato) praticamente não cresceram?
O Tamiflu foi o medicamento que gerou o maior crescimento entre 2004 e 2005, com um aumento de 370%. Não foi por acaso que a produção foi multiplicada por dez desde 2002.
O potencial dos antiviricos orais, nesta área, é muito baixo, primeiro porque o vírus apresentas grandes mutações, segundo porque ainda não há muitos doentes humanos para se poder testar e terceiro porque não foi estudado/concebido para a gripe das aves.
Então porque se está a criar o pânico e a vender gato por lebre?
O segredo talvez esteja no facto de o produto não ser da Roche.
Quem desenvolveu o Tamiflu foi a Gilead Sciences Inc.
Sabem quem era o presidente em 1996 quando o produto foi vendido á Roche? Donald Rumsfeld (sim, o homem que viu armas no Iraque)
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, continua a ser um dos principais accionistas da empresa.
No ano passado, após grandes pressões sobre a farmacêutica Suiça a Gilead Sciences Inc conseguiu renegociar o acordo de comercialização do Tamiflu e arrecadou mais 62,5 milhões de dólares.
Os governos estão a gastar biliões para nos protegerem de uma pandemia que já fez cento e tal mortos a nível mundial (em 9 anos) e com um produto que em termos de eficácia ainda não demonstrou nada.
Para terminar gostaria de salientar que a origem do Tamiflu é o anis estrelado, uma planta que pode ser encontrada em qualquer ervanário.
E ainda há gente conta a fitoterapia.