Monday, December 12, 2005

A Conspiração da Cruz



A Associação República e Laicidade (ARL) que conseguiu obrigar a ministra Lurdes Rodrigues a retirar as cruzes das escolas, atendendo a uma hipotética discriminação de uma determinada minoria, conspira para que, se retire a referência às cinco "Chagas de Cristo" da nossa Bandeira Nacional. È que existe uma pequena comunidade no Alentejo, que pretende, caso estas não sejam retiradas, deslocar-se à Assembleia da República e manifestar-se ruidosamente. Sentem-se ofendidos com todos os símbolos religiosos, que provêm da nossa longa história de Cristianismo. Falou-se inclusivamente, em banir a segunda bandeira de Portugal (a de D. Sancho I na figura da esquerda) dos anais da história, visto que foi a partir daí, que se passou a usar, crê-se, a referência às "Chagas de Cristo" em todas as bandeiras (nisto poder-me-á ajudar o amigo neoarqueo).
Sei também de fonte segura (ou talvez não) que os próximos visados serão os professores de matemática. Terão que arranjar um substituto para o símbolo da soma +... xiii, fiz uma Cruz! Desculpem a discriminação...

15 comments:

Terreiro said...

É uma questão de respeito por todos.
Eu ainda sou do tempo e provavelmente o amigo north, em que se via, mais no preparatório, o discriminar de colegas que eram de outra religião "Jeová".
Temos que ser tolerantes, e, acima de tudo respeitar tudo e todos.
Se todas as religiões preconizassem o colocar de uma simbologia, ai Deus me acuda, hoje em dia não haveria espaço para tantos. É mais fácil retirar.
Para mim o choque seria muito maior se visse na escola, que frequenta a minha filhota, outros símbolos religiosos. Para que isso não aconteça, meus amigos, temos que levar a cruz ao calvário.

Speekcs said...

Penso que esta teoria pode ter várias interpretações, mas o mais importante é saber o porquê da "CRUZ" exposta nas escolas.
Se foi implantada para inaltecer os feitos do povo português, como nação divulgadora do cristianismo, ou por nação devota ao cristianismo, se for pêla 2ª razão, penso que deixa de ter razão de ser, pois Portugal é um estado laico, razão mais que suficiente para esta decisão, se calhar até peca por tardia, caso contrário está-se a criar uma influência directa sobre as crianças.
Quando eu frequentei a escola primária, a cruz de cristo estava lá, nunca me encomodou e talvez até me tenha iluminado, mais, cheguei a ter catequese na própria sala de aulas, mas aceito perfeitamente que num estado laico, pessoas de outras religiões se sintam encomodadas com esta situação, e por muito que nos custe só nos resta respeitar, não a decisão mas sim estas pessoas, pois vivemos em democracia e isto sim é democracia no seu explendor.

JL said...

Genial amigo North. Já agora parece-me bem que se impeçam os alunos de fazer os presépios na sala de aula. E as autarquias deste país não têm nada que gastar dinheiro em iluminação natalícia, época em que os cristãos comemoram o nascimento de Cristo, e cheia de motivos cristãos. Que se proíba tudo. Sem esquecer os símbolos da Maçonaria que são frequentes em coisas do nosso dia a dia.

Anonymous said...

cruz, cruz, cruz e cruzes para isto que já nao à pachorra. em primeiro lugar quero dizer que portugal , não é nunca foi e provavelmente não será um pais laico, se o estado (governo) de portugal o é, é porque alguem diz que o deve ser, porque parece que se estão a esquecer, que portugal foi dos paises no mundo que mais divulgou a cristandade, agora ´so porque temos politicos laicos, nao quer dizer que portugal seja laico e, mais ainda, quanto à tolerancia, se todos devemos de ser tolerantes, que eu acho muito bem, os que nao forem cristãos, pois que sejam tolerantes ao ponto de tolerarem cristo na cruz dentro da sala de aula, não estorva, nao pesa a ninguem e nao chateia...enfim...
Ass. XIII a.C.

Speekcs said...

Portugal não é um pais laico?!
DAHH!!!
o grande erro é: a população não ser laica, mas votar em politicos laicos.
ABAIXO AS CRUZES NO EUROMILHÕES,
POIS SÓ SERVE PARA NOS LEVAR OS TOSTÕES.

PS. JÁ PENSARAM QUE PODE SER UMA FORMA DO GOVERNO DAR EMPREGO A UMA QUANTAS PESSOAS. TIRAR CRUZES DAS ESCOLAS, DEVE DAR DINHEIRO VISTO QUE ESTAMOS A TRABALHAR P/ O ESTADO, E O TRABALHO NÃO É ASSIM TÃO PESADO.

Anonymous said...

Se portugal é um país Laico porque festejamos o natal? e a pascoa, e todos os santos, a Nª Sª de Fatima...Nao sou a favor à imposição de crucifixos, mas também não defendo a vitoria dos que não têm religião sobre os que têm.A laicidade não significa neutralidade, mas imparcialidade...
Ass. XIII a.C.

GreenSky said...

O retirar da cruz pode estar relacionado com um tal Carlos que tem uma no fim e está a ser julgado....

Terreiro said...

Boas Festas

Afrodite said...

FELIZ NATAL !

§(~_~)§ beijo da Afrodite

JL said...

Um Feliz Natal para ti e para os teus. Um abraço.

TSFM said...

O meu amigo perdeu a pena?

JL said...

Não se conspira mais? Ando com saudades de uma boa conspiração. E ao que sei havia qualquer coisa na forja. Vamos lá, home, que se faz tarde!

Anonymous said...

Deixou de haver conspiração, em que país é que tu estas?
Ass. XIII a.C.

Speekcs said...

Ao quê parece, a conspiração entrou em fase de ibernação...

Alex said...

North, se alguém te ameaçou por causa de alguma conspiração diz à malta. Nos vamos lá e damos-lhe (s) logo um cabeçada no céu da boca.
Queres um conselho? Se for só falta de inspiração vai ao Blog da Abrunhosa que há lá uma coisa para te inspirar. Geralmente resulta, se não for em excesso claro.