Friday, March 31, 2006

O negocio do Papão de Aves e o amigo Americano


Vou deixar aqui um artigo pela primeira vez, como tal não vai ser sobre uma grande conspiração, mas outros se seguirão…

Alguém tem ideia de quantas pessoas morreram vítimas da gripe das aves desde que foi descoberto o h5n1 há nove anos no Vietname? 105 segundo o site da OMS.
Existem dois medicamentos potencialmente eficazes nos síndromes gripais, são eles o Tamiflu e o Relenza cujas característicos retirei dos próprios rcm’s

Tamiflu® - Oseltamivir - Roche

Indicações terapêuticas
“Tratamento da gripe em adultos e crianças com idade igual ou superior a 1 ano, que apresentem sintomas típicos de gripe, durante um surto de vírus da gripe. Foi demonstrada a eficácia quando o tratamento é iniciado nos dois dias seguintes à primeira manifestação dos sintomas. Esta indicação é baseada em estudos clínicos de gripe adquirida naturalmente, em que a infecção predominante foi causada por vírus influenza A.
Profilaxia após exposição, em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 13 anos, depois de um contacto com um caso de gripe diagnosticado clinicamente, durante um surto de vírus da gripe.”

Relenza® - Zanamivir – Glaxo SmithKline

Indicações terapêuticas
“Indicado no tratamento da infecção pelo vírus Influenza tipo A e B em adultos e adolescentes (≥ 12 anos), que apresentem sintomas típicos da infecção, quando se verificarem casos de gripe na comunidade.”

Sendo os dois medicamentos muito idênticos, porque será que o Tamiflu passou de vendas de 254 milhões no ano 2004 a mais de 1.000 milhões em 2005 e as do Relenza (que até é mais barato) praticamente não cresceram?
O Tamiflu foi o medicamento que gerou o maior crescimento entre 2004 e 2005, com um aumento de 370%. Não foi por acaso que a produção foi multiplicada por dez desde 2002.
O potencial dos antiviricos orais, nesta área, é muito baixo, primeiro porque o vírus apresentas grandes mutações, segundo porque ainda não há muitos doentes humanos para se poder testar e terceiro porque não foi estudado/concebido para a gripe das aves.
Então porque se está a criar o pânico e a vender gato por lebre?
O segredo talvez esteja no facto de o produto não ser da Roche.

Quem desenvolveu o Tamiflu foi a Gilead Sciences Inc.

Sabem quem era o presidente em 1996 quando o produto foi vendido á Roche? Donald Rumsfeld (sim, o homem que viu armas no Iraque)

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, continua a ser um dos principais accionistas da empresa.
No ano passado, após grandes pressões sobre a farmacêutica Suiça a Gilead Sciences Inc conseguiu renegociar o acordo de comercialização do Tamiflu e arrecadou mais 62,5 milhões de dólares.

Os governos estão a gastar biliões para nos protegerem de uma pandemia que já fez cento e tal mortos a nível mundial (em 9 anos) e com um produto que em termos de eficácia ainda não demonstrou nada.
Para terminar gostaria de salientar que a origem do Tamiflu é o anis estrelado, uma planta que pode ser encontrada em qualquer ervanário.
E ainda há gente conta a fitoterapia.

8 comments:

JL said...

Boa... E dizes tu que isto não é conspiração!!! A verdade é que não vemos os governos das nações tão preocupados com pandemias verdadeiras e reais como com uma mera hipótese como a que aqui demostras muito bem!

Anonymous said...

Sao uns verdadeiros "senhores do mundo", pois o poder é - lhes "dado", muitas das vezes em eleições pouco democraticas, depois têm todos os poderes na mão, mas eles dizem que foram eleitos democraticamente, se Donald Rumsfeld, nao fosse uma pessoa importante dos EUA, talvez o Tamiflu nao fosse o medicamento mais vendido, os lobby's funcionam e, cada vez mais.
Para quem estiver interessado leia o Livro que brevemente deve ser proibida a sua publicação, se é que ainda não foi, em Portugal - "Clube Bilderberg - Os senhores do mundo" de Daniel Estutin
Para quem estiver interessado vale a pena ler os poderes destes senhores e quem são, os Portugueses envolvidos, etc

Anonymous said...

Para mais esclarecimentos do comentario anterior, pois peço desculpa, de nao me edentificar, consulte - me...
Ass. XIII a.C.

Neoarqueo said...

Pandemias à parte, o que eu não gostaria de ter acções da Roche ou da tal americana do Ramsfeld...
Vou já a correr para a Sanofi-Aventis e dizer-lhes que inventem que o AVC e o Enfarte do Miocárdio também podem ser causados pelo mau olhado e pelo mal de inveja, e assim sempre são mais umas caixitas de Plavix, nem que seja só aqui por Viseu.

Unknown said...

O markting é fabuloso meu caro!
A publicidade faz maravilhas ...
Os produtos por vezes não correspondem, mas a publicidade diz que sim!
É tudo jogos de interesse, o interesse está no LUCRO, a qualquer preço.

Abraços

Anonymous said...

O pior disto tudo é que os meios de comunicação social ajudam na "festa"... neste momento há que saber criar a necessidade para se vender o produto...

Anonymous said...

Pode ser que com a vacina que foi descoberta, se trave o crescimento de vendas do Tamiflu.
Estava a esquecer-me a vacina não vai ter grandes resultados no combate ao virus H5N1. Começa aqui, dentro de momentos uma nova conspiração, eu nao disse nada.

Alex said...

Hoje tive que utilizar uma bisnaga de pomada que estava quase nova. Qual o meu espanto quando comecei a aperta-la e não saia nada lá de dentro. Quase tudo ar!?
Grande banhada!... Fiquei f... um dinheirão e mais de metade era ar!?!?!?
Até hoje só me tinha acontecido isso com bisnagas de pastas de dentes e polpa de tomate.
A Shering vai ficar rica a vender ar. vai vai…
No mundo dos remédios é assim...