Thursday, November 24, 2005

O Mito das "comichões"!


Estava hoje de manhã, ainda meio ensonado, numa reunião de trabalho, quando ouvi o meu chefe, como se estivesse a falar muito longe - "... meus amigos, a nossa principal preocupação neste momento são as "comichões"...". Como estava meio a dormir, não me quis preocupar muito com aquilo, mas ouvia-o dizer insistentemente, que era preciso aumentar as "comichões", que as "comichões" teriam que ser suficientes para pagar os nossos custos - sim porque é uma chatice os custos que um empregado representa para a instituição, se não custassem nada era fantástico, aumentava-se os parcos lucros de 40 ou 50 milhões de euros que a empresa tem apresentado - que não nos era permitido tirar uma "comichão", fosse a que cliente fosse e independentemente do valor dessa "comichão", que teriamos de fazer um esforço e vender todos os tachos, panelas, máquinas de café, televisões, faqueiros, computadores, carros e sei lá que mais produtos relacionados com a nossa actividade bancária!, o importante era vender o máximo para atingirmos todos juntos um valor tal de "comichões" que ninguém nos poderia parar! Nessa altura, senti-me afectado com tanta "comichão" e disse - Ó chefe para que raio é que nos precisamos de tanta "comichão"? Ao que ele me respondeu - Ah! não é "comichões" são as comissões amigo, o mais importante para nós são as comissões...
Então não é, que afinal sou um simples comissionista! Ora bolas! Durante anos pensei que era bancário!

8 comments:

Neoarqueo said...

Um simples comissionista que tem que se pagar a si próprio e claro está receber a respectiva comissão para entregar ao patrão, que no final é o Grande Dono de todas as Comissões. Alíás, os nossos patrões são os unicos que têm o Livro : "A Arte de bem cavalgar toda a comissão". É meu amigo, nos bancos é assim, na profissão que eu tenho, querem que eu seja cada vez mais um "entretainer" social, cheio de pequenas manhas para ir sacar a comissão.

JL said...

Belo artigo. Mas é verdade amigo: atribuem-nos nomes pomposos para ficarmos de ego inchado, mas a nossa missão é só uma: vender, vender, vender! Afinal não é só uma: são três.

Unknown said...

O Karl Marx descobriu isso á muitos anos, quem mama a maior comissão é o patrão. Nos ficamos com uma parte pequena, sempre foi assim e será.
Os bancos deveriam viver dos juros (comichões sobre a nota que nos emprestam), hoje em dia querem-no todo e como tal bombardeiam-nos com tudo (talheres, serviços de chá, televisões, etc)
Não são as "comichões" dos bancos que me apoquentam, mas sim as dos serviços publicos - qualquer dia pagamos uma taxa por respirar.

Neoarqueo said...

Mas a melhor comissão recentemente descoberta é a :taxa municipal direitos de passagem. Uma taxa que em Mangualde nos fazem pagar no valor de 0.057€. Chama-se a isto Gatunagem, pura e dura. Por esta ordem eu devia cobrar o aluguer do meu quintal onde estão dois postes da PT que levam as linhas para os outros vizinhos. Passam naquilo que é meu, carago e eu não cobro nada...Cambada de chulos, e ainda por cima as acções da PT estão com uma cotação que bem podem limpar as mãos à parede.

JFC said...

olha, eu tb gostei do Codigo Davinci! só n gosto é do fundo pretop do teu blog, é mt triste!

Anonymous said...

AS comichões, a teoria da constipação...
Enfim preocupações das instituições que mais ganham nas épocas de maiores crises...
Aaahhh... já me esquecia... os bancos agora vendem tudo.
Acham justo que vendam talheres, tachos e panelas, computadores, e outros produtos que não são especialidade sua, fazendo concorrência aos estabelecimentos especializados na matéria. Pois eu acho que não deveriam ser autorizados a fazer este tipo de comércio.

Anonymous said...

É só uma questão de comunicação. Muitos para compreenderem tem que se fazer um filme, outros um desenho outros ... bem outros ... é como a anedota:

Está um preto numa caixa de um banco para levantar um cheque já há algum tempo numa discusão teimosa com o caixa.
- Porque eu não pode levantar os dinheiro?? Os patrão assinou os cheque tã ver tudo direito porque tem eu de assinar no trâs. Os patrão já assinou. É por eu ser preto se fosse branco não precisava assinar.
- Mas meu caro senhor não é nada disso.. respondia o caixa....- É norma em todos os bancos. Para levantar um cheque tem de assinar por trás.
- Mas porque tem de assinar se os patrão já assinou eu não assina nada...
Como a fila entretanto estava longa e as pessoas começavam a impacientar-se um sujeito que tinha chegado naquele momento espreitou a ver o que se passava e deparou com o diálogo e resolveu intervir.
- Ó preto do caral*o, assina já o cheque se não levas um bico no cú seu cabr** filh+ da p*+...........
O preto olha para o caixa e diz.
- Está ver o senhor é um ingorante, este senhor aqui é que ixpilica bem...

Meu caro é tudo uma questão de "Comichões" é claro que a este senhor lhe estava a morder o pelo.

Anonymous said...

Muito bem, mas agora quero apenas desejar-te um Santo e Feliz Natal, com ou sem comichoes, com ou sem conspirações, tambem não é importante os aumentos, nem as cruzes, muito menos o que diz o IPQ mas, que seja com muita qualidade.FELIZ NATALVotos do teu amigo, sempre...
Ass. XIII a.C.